O acidente

Há coisas que indiscutivelmente só me acontecem a mim…
Ora quais são as probabilidades de um barco chocar contra outro barco.

A viagem é curta, a ansiedade de chegar ao destino mais que muita. O melhor plano de domingo é relaxar na praia, com água mesmo ao pé e a ouvir o rebentar das ondas.
Mal chegamos ao ancoradouro, para quem já esteve por aqueles lados, já sabe que de repente tudo à volta fica escuro. Não, não é nenhum eclipse, são os “prestadores de serviços” locais. Todos querem ter a amabilidade de nos levar para o nosso destino. Esperamos que alguém saia do carro e escolha o nosso motorista.
Motorista escolhido dirigimos-nos ao barco. Para quem nunca teve a sorte (?) de fazer esta travessia fica à procura dos barcos.
“Mas onde estão os barcos???”

Ora pois bem, os barcos por si só inspiram toda a confiança local: “Não tem maka patrão!”

Para já entrar é um filme. Pés habilidosos como os meus e com tendência para a queda, podem levar todo o corpo a aterrar em cima da âncora. Nahhh nunca me aconteceu tal coisa.
Depois temos de entrar cuidadosamente 1 a 1, não vá o barco virar por causa do peso. Até a forma de nos sentarmos em cima de um pedaço de madeira tem ciência. Distribuição das massas. Quem é que esteve atento nas aulas de física? É tudo uma questão do centro de massa e da gravidade. E não há gravidade nenhuma em cair ao rio… Nah. Mais uma vez tudo com muita calllmaaaaaaaaa…..
Depois de todos sentados temos de vestir o colete… E que dizer dos coletes… não vá o dito pesar-nos sobre os ombros ou perfumar a roupa, estão piores que aqueles dos cacilheiros. Não têm recheio. Tudo a pensar no bem estar do viajante. Se tem peso a mais leva o fundo certo?

Sem medos, siga a viagem. Motor ao fundo e siga.
Ora vamos lá rever as regras de boa travessia:
* Barco seguro (Checked)
* Coletes em bom estado – Para 30kg no máximo…. (Checked)
* Motorista de pé para observar bem o que tem a frente. (Checked)
* Co-Piloto à frente do barco a com os olhos no mar (Checked)

What else can go wrong?
O motorista foi para os copos a noite anterior, os olhos estão vermelhos (nahh devem ser as lentes). O co-piloto está a por a conversa em dia para não adormecer.
Como o peso está todo perto do motor, a frente do barco levanta… diz que é para dar mais emoção.

Colegas da frente:
“Ele está a ver certo?”
Como curiosa que sou ponho a cabeça de fora para ver do que eles tão a falar. E vejo verde… um barco de madeira a nossa frente. A velocidade está no máximo e fecho os olhos:
“Já nos fomooooosssss!!!!”
E o impacto, a tragédia, o teste de probabilidades. Nada mais a vista, só o nosso barco e o barco verdinho da frente. Os bancos saltam, nós saltamos dos bancos e ficamos em choque. Estamos todos bem? Ninguém caiu à água. Temos todos os olhos aberto, conseguimos falar e conseguimos-nos mexer.
Consigo mexer o braço, estou no chão do barco. Pelos vistos ninguém partiu nada, só nódoas negras. O outro barco ganhou uma pintura nova, umas rachas na madeira.
Tudo perfeito siga a viagem.
Atracamos finalmente do outro lado da margem. Incrível. Precisamos de descansar…

O dia na praia foi bom, a água estava boa, boa companhia, uma soneca. Perfeito! Ou será que não?
E voltar novamente para o outro lado da margem? Posso ir a nado?
Depois de termos telefonado com a devida antecedência para nos irem buscar, ficamos à espera… esperamos e acabamos por ir com outro condutor.
Eis que a meio do percurso nos cruzamos com o tipo que nos devia ter ido buscar. E agora? E agora tudo a saltar para o outro barco!
Não!!!!
Com calma, muita calma para o barco não virar. Um a um, em filinha…. eu fechei os olhos, demasiada emoção para um dia só. O barco ainda abanou mas mais uma vez ninguém caiu à água.
Quando chegamos ao outro lado pensei que era mentira.
Enfim, mais uma aventura em terras angolanas…

Já imagino os cartazes:
“One destiny, One boat, a drunk driver, 5 survivers… “

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