Feliz dia da Mae

Hoje celebra-se o dia da mae em Portugal, e eu ja telefonei a minha mae (pelo skype e em directo com a minha irma) para desejarmos um feliz dia da mae.
Mae…

A minha
Nem sempre compreendi bem a minha mae, e em muitas coisas continuo sem a compreender, mas reconheco sem sombra de duvida tudo o que ela fez por nos, cuidar de nos, preocupar-se (muitas vezes preocupar-se demais). Muitas das minhas caracteristicas sao as dela tambem, talvez por isso fizessemos tanta faisca quando eu era mais nova, em especial a teimosia mas tambem a capacidade de lutar pelo que acreditamos e a organizacao.
Cresci a acreditar que a minha mae gostava mais da minha irma que de mim, e por vezes que ela nao gostava de mim de tudo porque achava que ela era muito fria comigo. Hoje percebo que ela gosta de mim a maneira dela, e que a forma fria prende-se ao feitio. Mas tiro o chapeu e agradeco tudo o que ela tem feito ao longo dos anos por nos.
Obrigada mae… por tudo mesmo!


O que significa ser mae?
Eu sou contra o pensamento de que mae e mae. Dar-se a luz a um filho nao da o direito de controlarmos a vida de ninguem. Ser mais vai muito para alem dos lacos de sangue, significa amar incondicionamente, proteger mesmo que isso possa significar a propria vida, significa respeitar a outra pessoa e significa ate deixar partir. Acredito que nao seja facil controlar o sentimento proteccionista, mas ser mae significa ensinar a voar, e temos de aprender a voar sozinhos.
Ha maes que sao pai e mae ao mesmo tempo, a avos que cuidam de nos como se fossemos filhos a dobrar, ha pessoas que nao nos sao nada de sangue e nos acolhem de bracos abertos e nos fazem sentir amados. E infelizmente ha quem ache que por ter os lacos de sangue se pode controlar e tratar mal os filhos. 
Eu defendo a familia emocional. E mesmo por olhar a minha volta e perceber que nem toda a gente teve a sorte de ter a minha familia, de ter tido uma infancia feliz como a que eu tive, e de ter uma mae que sorria para mim e que por muito que lhe custasse soube deixar-me proteger e respeitou as minhas escolhas dou-lhe todo o valor. 
Espero um dia poder ser tao boa mae como tu tens sido para nos 🙂
2 thoughts on “Feliz dia da Mae

  1. Entendo perfeitamente a parte em que dizes que pensavas que a tua mae gostava mais da tua irmã, eu tambem pensava nisso , mas tal como tu agora sei que não era verdade 🙂 um feliz dia da mae 😀

Leave a Reply

